Assis e região também participarão da Semana Mundo Unido, a partir de segunda-feira, dia 14. A iniciativa envolve a Secretaria Municipal da Educação de Assis, a Diretoria Regional de Ensino, o Movimento dos Focolares e a Pastoral da Educação da Diocese de Assis, que desenvolve o projeto “Sonhando Juntos por um Mundo Unido”.
Na manhã de terça-feira, dia 9, representantes destas entidades concederam uma entrevista coletiva para falar sobre a Semana Mundo Unido. Os jovens Paulo Henrique Frederico e Guizela Mouro Gaspar, do Movimento dos Focolares, explicaram que a Semana Mundo Unido teve início na Itália, em 1996. Pouco tempo depois, se disseminou pelo mundo, estando presente em 182 nações, inclusive o Brasil. Em Assis, a iniciativa começou em 2003.
Esse ano, a Semana Mundo Unido acontecerá de 14 a 21 de outubro, com atividades em escolas municipais e estaduais de Assis e região. Guizela informou que, no último dia da semana, todos os países entrarão em contato entre si para relatar as ações desenvolvidas.
Com uma sugestão de Assis, para o ano que vem, a idéia da Semana do Mundo Unido acontecerá todo o ano. Foi elaborada a Agenda Mundo Unido, pela qual a cada dois meses serão realizadas atividades de incentivo à solidariedade e a ações sociais em escolas, clubes hospitais e na comunidade.
Escolas
A idéia da Semana Mundo Unido é mobilizar toda a sociedade, mas os principais agentes da idéia são os alunos das escolas públicas. Durante a semana que vem, eles estarão visitando entidades e praticando ações variadas, como plantio de árvores, limpeza de escolas e locais públicos, confecções de cartazes sobre a paz, dentre outros.
Essa idéia, que já é desenvolvida pelo projeto “Sonhando Juntos por um Mundo Unido”, tem dado resultados positivos tanto nas escolas estaduais quanto municipais. Os educadores presentes à coletiva relataram que o sentimento de solidariedade e paz tem envolvido não apenas os alunos, mas também seus familiares e a comunidade em torno da escola. “O projeto resgata a cidadania de todos, pregando um mundo menos violento, com mais solidariedade. A mudança do mundo começa a acontecer a partir de cada um de nós”, ressaltam as representantes da Educação.
Lúcio Coelho | Representantes do Movimento Focolares, da Pastoral da Educação e dos ensinos municipal e estadual de Assis |
O dirigente regional de Ensino, Cleomenes Santana, disse que o projeto da Pastoral da Educação vem ao encontro do trabalho já desenvolvido. “Nós atuamos pela formação integral do cidadão, com valores éticos e morais e espírito de solidariedade. É uma complementação do nosso trabalho”, enfatiza.
Disseminação
O assessor técnico da Pastoral da Educação, padre Maurílio Alves Rodrigues, disse que o “Sonhando Juntos por um Mundo Unido” vem sendo expandido a cada dia. Esta semana, ele e outros integrantes do projeto estiveram na Semana de Pedagogia da Unip fazendo a divulgação da filosofia das ações. Eles também irão a Marília a participarão do I Congresso da Pastoral da Educação no Interior Paulista, que acontecerá em Avaré.
Além disso, ele destacou que o espírito de paz e solidariedade já vem sendo disseminado de forma espontânea nos locais onde o projeto é trabalhado. Citou como exemplo o município de Cândido Mota, que irá comemorar seu aniversário próximo dia 26 e o tema escolhido foi o “Mundo Unido”. Além disso, várias escolas de Assis têm integrado o tema em suas festividades, por meio de números artísticos falando sobre a paz. Dias 20 e 21 acontecerá a Festa das Nações, na Praça da Catedral de Assis, onde o tema será também “Sonhando Juntos por um Mundo Unido”. “Temos sempre que pensar na coletividade e disseminar cada vez mais, em todos os lugares, a idéia da fraternidade universal”, afirma o padre Maurílio.
Padre Maurílio (1º à esq.): "A idéia do projeto tem que ser expandida a cada dia" | Lúcio Coelho |
Online
Mais informações sobre o projeto e também sobre a Semana Mundo Unido podem ser obtidas pelos endereços eletrônicos:
http://picasaweb.google.com.br/sonhandojuntosporummundounido
http://www.sonhandojuntosporummundounido.blogspot.com
sonhandojuntosporummundounido@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário